

© Joana Rodrigues \ Masha Pyatkova, na sua criação B…issues, apresentada na
Mostra de Jovens Criadores 2019
INSTÁVEL
Centro Coreográfico
Fundada em 1999 por Ana Figueira, ao longo de cerca de 10 anos a Instável deu-se a conhecer através dos projetos de Companhia: em cada ano, um coreógrafo conceituado seleciona bailarinos em audição e cria uma nova peça em residência, para depois estrear e circular tanto quanto possível. Com a mudança para o Teatro do Campo Alegre, em 2011, a Instável amplia e consolida o seu trabalho, dando início ao seu caráter de Centro Coreográfico.

3º Encontro Coriolis / Regenerar o presente, reinventar o futuro
O 3º Encontro Coriolis é um convite à ação e reflexão coletiva. Através de oficinas práticas, conferências inspiradoras e mesas de discussão dinâmicas, vamos explorar práticas regenerativas que promovam a resiliência dos territórios e comunidades.

Uma área onde a terra está próxima ou abaixo do nível do mar é chamada planície — lowlands. Lowlands refere-se também à teoria de Freud, que compara a mente a um icebergue — flutua com um sétimo do seu volume acima da água, a única parte visível.

Curso de Produção Instável / Pós-laboral
Os participantes terão a oportunidade de planear e implementar estratégias de gestão, produção, comunicação e financiamento, no âmbito das Artes do Espetáculo, nomeadamente nas áreas do teatro e da dança, oferecendo aos formandos ferramentas para integração em contexto profissional.

PULSO / Apoio e Mentoria para Coreógrafos
Em cinco meses de trabalho, o PULSO tem como objetivo melhorar as capacidades de desenvolvimento e produção dos criadores e artistas com projetos em fase de criação. Num modelo de capacitação e incentivo, o programa pretende gerar novas competências através de um trabalho contínuo, assente em sessões de formação de naturezas diversas.

Elegia é um projeto coreográfico que se inspira no género literário homônimo para explorar o corpo autobiográfico e suas intersecções com os desassossegos do mundo atual.

Em A SENSE OF o público é convidado a co-criar um espaço, onde se usa o poder coletivo e o sonho como modos de protesto.

TAKE / Nova Criação de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável
Quando pensamos em som, a primeira imagem é a de ondas invisíveis que viajam pelo ar, captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros. Mas para além da sua dimensão auditiva, o som tem peso, movimento e força. O som possui uma história em si e o corpo procura incessantemente por uma história.

Rubble King / Duarte Valadares
Rubble King introduz um curto período de atenção, uma criatura investigadora do arquétipo. Uma entidade numa sandbox, um local de informação ilimitada, um circuito excessivamente produtivo à procura de arquétipos com que se alimentar. Vários estados através da mudança de atenção e esquivando-se da conclusão, um ridículo racional.

It’s a Long Yesterday / Carminda Soares e Maria R. Soares
Um ou dois corpos, seis no máximo. It’s a long yesterday é um exercício sobre o desejo, a fratura e a multiplicação.

Krakatoa, surje como a necessidade política de abordar cenicamente uma ocupação social: quebrar o silêncio público em torno do suicídio.