

© Joana Rodrigues \ Masha Pyatkova, na sua criação B…issues, apresentada na
Mostra de Jovens Criadores 2019
INSTÁVEL
Centro Coreográfico
Fundada em 1999 por Ana Figueira, ao longo de cerca de 10 anos a Instável deu-se a conhecer através dos projetos de Companhia: em cada ano, um coreógrafo conceituado seleciona bailarinos em audição e cria uma nova peça em residência, para depois estrear e circular tanto quanto possível. Com a mudança para o Teatro do Campo Alegre, em 2011, a Instável amplia e consolida o seu trabalho, dando início ao seu caráter de Centro Coreográfico.

Financiamento Europeu para Projetos Culturais / Francisco Cipriano
Francisco Cipriano tem o grau de mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local. A sua vida profissional está ligada à gestão dos fundos comunitários em Portugal e a projetos de cooperação internacional, na Administração Pública Portuguesa, na Comissão Europeia e, atualmente, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Simulacro / Carminda Soares e Margarida Montenÿ
"Simulacro" é um exercício de intimidade, repetição e resistência. Dois corpos em ação contínua exploram os limites da sua proximidade através da natureza degenerativa do gesto.

Partindo da ideia de transgressão, “Trespass” procura encontrar o chão comum e ao mesmo tempo a polaridade humana entre o “bem” e o “mal”, explorando formas de humanizar o demoníaco e visceralizar o Humano. Procura o conflito e a paz, a sedução e o grotesco, a perfeição e o erro.

Comunicação Cultural / Rita Tomás
Rita Tomás é Diretora de Comunicação do TBA, teatro de Lisboa dedicado às artes performativas experimentais. Tem lecionado cursos de Comunicação Cultural em universidades, com a Acesso Cultura e com o Forum Dança.

Dostoyevsky Made Me Do It / João Oliveira
Inspirado em Notas do Subsolo de Fyodor Dostoyevsky, observamos a uma adaptação mais física deste homem tão intenso. João Oliveira, foi o criador selecionado pelo júri do LAB 2 Aveiro para integrar o ciclo de apresentação Palcos Instáveis Segunda Casa no Teatro Aveirense.

Depois da estreia com duas casas cheias na comemoração do 90º aniversário do Rivoli, o espetáculo de Helder Seabra para a Instável faz-se à estrada. Em "Lowlands", oito intérpretes "visitam o mundo de sombra da existência, de histórias internas que se desdobram para além da linguagem e da palavra".

Em cena, uma personagem para duas intérpretes que vão invocando memórias, medos e inseguranças, em diálogo surdo entre si. O interior e o exterior, a queda e o salto, o privado e o público, tudo embrulhado em canções de embalar. Em cena dois corpos que não se cansam de tentar. Dois corpos que sabem que por vezes é preciso reaprender a viver, e até reaprender a respirar.

Trans*Performatividade / Aura da Fonseca
Partindo da ideia de transgressão, “Trespass” procura encontrar o chão comum e ao mesmo tempo a polaridade humana entre o “bem” e o “mal”, explorando formas de humanizar o demoníaco e visceralizar o Humano. Procura o conflito e a paz, a sedução e o grotesco, a perfeição e o erro.

Desencontro / Isabela Berto Tescarollo e Uatumã Fattori de Azevedo
Partindo da ideia de transgressão, “Trespass” procura encontrar o chão comum e ao mesmo tempo a polaridade humana entre o “bem” e o “mal”, explorando formas de humanizar o demoníaco e visceralizar o Humano. Procura o conflito e a paz, a sedução e o grotesco, a perfeição e o erro.

BOWND / Catarina Campos e Melissa Sousa
BOWND centra a pesquisa em movimento provindo do universo de Boundaries (fronteiras do indivíduo). Own (do próprio), Bond (ligação), Bound (limite e salto) são palavras-chave num caminho para a construção dos limites do ser humano e para uma consciência e expressão mais clara sobre quem somos e quem não somos, descoberta apenas na relação com o outro.