créditos: Mário Martins Fonseca / FAÍCC 2021: “Mostra de Jovens Criadores”, criação e interpretação de Andreia Alpuim, Matilde Tarrinha e Maja Longawa

Residêcias

Foi em 2012 que a Instável – Centro Coreográfico deu início ao primeiro espaço de incentivo para a dança no Porto, funcionando, desde então, como impulsionador da dança contemporânea na cidade e Região Norte, com disponibilização de espaço para a experimentação e criação, de forma gratuita e descomplicada.

Identificando a falta de espaços para a criação de dança na cidade, em 2012 a Instável iniciou a dinamização de um programa de acolhimento de residências artísticas, no Teatro do Campo Alegre. Rapidamente, o programa de residências tornou-se eixo fulcral da atividade da Instável, determinando e acompanhando o crescimento da dança no território.
Com uma taxa de ocupação muito elevada – chegando a acolher 90 residências por ano -, este programa tem permitido experimentar, criar e potenciar encontros e colaborações entre criadores e intérpretes, de diferentes gerações e graus de consolidação.
O Programa de Residências da Instável caracteriza-se pela dinâmica informal que se vive no Centro Coreográfico, pela autonomia que se confere aos criadores e por incentivar um programa de mentoria individualizado a um conjunto de projetos, permitindo aprofundar uma componente escolhida pelo criador (artística, técnica ou de produção).

FAQ’s

Como marcar uma residência?
Enviar e-mail para lugar@companhiainstavel.pt com a solicitação de estúdio, indicando as datas e horários pretendidos. (Os estúdios estão disponíveis de segunda a domingo, das 09h30 às 23h00). Não estando sujeita a uma seleção prévia, a marcação de espaço depende de disponibilidade.

A quem se dirige:
O programa de residências artísticas da Instável dirige-se a companhias, artistas emergentes e outros profissionais maioritariamente da área da Dança Contemporânea do Porto e Região Norte.

Quais são as condições?
A marcação e posterior cedência de espaço é gratuita.
Os projetos beneficiários do Programa de Residências devem mencionar o respetivo apoio na sua ficha artística e materiais de comunicação.

Acompanhamento Artístico
Alguns projetos acolhidos em residência beneficiam de acompanhamento artístico por um mentor selecionado pelo criador. Uma forma de incentivar a melhoria do projeto e facilitar a colaboração entre profissionais do setor.
A Instável dinamiza também, de forma regular, projetos e workshops de capacitação direcionados a criadores, que permitem impulsionar os projetos acolhidos no Programa de Residências. Através de um conjunto de sessões semanais de naturezas diversas – conversas testemunho, laboratório de projeto, mentoria de produção, técnica e artística – o Pulso apoia o desenvolvimento do trabalho artístico, nas suas variadas fases.