© João Octávio Peixoto / “Free”, de Gregory Maqoma
“Free” é uma tentativa de romper com as restrições impostas pela ganância, de co-existir num espaço, não importa se pequeno ou grande, uma tentativa nos libertarmos de qualquer espaço habitado, situação, relação, de ser livre na igualdade das nossas diferenças, de celebrar a verdadeira liberdade, da emancipação da nossa humanidade já encontrada, da existência da vida…
Gregory Maqoma (Soweto, 1973) estudou na P.A.R.T.S. e colaborou com diversos criadores, como Akram Khan, sendo um dos intérpretes e coreógrafos mais inspiradores da sua geração. O seu trabalho assumiu especial notoriedade através da criação de trilogias, destacando-se as aclamadas Rhythm Thrilogy e Beauty Thrilogy. O seu mais recente trabalho Exit/Exist foi recentemente premiado com o New York Bessie Award-Outstanding Music Composition.
Dança / M/6 – aprox. 60 min.
Datas anteriores:
14 fev 2015 / Teatro Municipal do Porto Rivoli Campo Alegre
Direção artística: Gregory Maqoma
Criação musical: Giuliano Modarelli
Assistente de ensaios: Cristina Planas Leitão
Interpretação: Anya Senognoeva, Duarte Valadares, Pedro Alves, Pedro Rosa e Sabrina Gargano
Estágio: Aline Lopes, Ana Jezabel Carreira, João Cardoso
Direção técnica: Ricardo Alves
Figurinos: Beatriz Bettencourt, Juliana Pinto, Ricardo Garcia, Carolina Machado alunos da ESAD, sob orientação de Maria Gambina e Paulo Cravo
A Companhia Instável é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção- Geral das Artes e pelo programa “Bolsas para a formação Fundação GDA”.