© Cristina Planas Leitão / “عناق[hug]”
Aproximam-se, braços abertos,
e rasgam-te o ar.
Prendem-te, esmagam-te,
o coração falha, o corpo vacila.
Não soltam.
Não querem soltar.
Cristina Planas Leitão apresenta uma criação concebida especialmente para o Serralves em Festa, a convite da Instável – Centro Coreográfico. A proposta parte da sua linguagem coreográfica singular e será desenvolvida em diálogo com o espaço, o tempo e a energia do evento. A interpretação estará a cargo dos alunos do FAÍCC.
Cristina Planas Leitão é licenciada em Dance Performance pela ArtEZ e tem vindo a desenvolver um percurso artístico como intérprete, coreógrafa, ensaiadora e docente. Trabalhou como intérprete com coreógrafos como Gabriella Maiorino, Isabelle Schad, Catarina Miranda e Marco da Silva Ferreira, e colaborou com a Companhia Instável como ensaiadora nos projetos de Hofesh Shechter e Gregory Maqoma. Entre as suas criações destacam-se The Very Delicious Piece e The Very Boring Piece (com Jasmina Krizaj), o solo bear me, e as peças FM [featuring mortuum] e UM [unimal]. O seu trabalho está documentado na série Portugal que Dança, da RTP2, dedicada à nova geração de criadores da dança contemporânea em Portugal.
M6 – 30-40 min
30 e 31 mai e 1 jun / Fundação de Serralves
Criação: Cristina Planas Leitão
Interpretação: Cali Ramos Osuna, Carolina Soares, Clara Escudero, Cristiana Ferreira, Daria Yeremenko, Janne Schröder, Juliette de Raymond, Lola Kabina, Louis Martin, Mafalda Cardoso, Mariana Fernandes, Mathilde Granier, Nataly Bellomia, Nuno Pinto, Olia Xenaki, Patrícia Bandarrinha, Pedro Oliveira, Rita Ferreira, Sabrina Danielle Baranda, Sara Beira