© Cristina Planas Leitão / “[hug]”
Aproximam-se, braços abertos,
e rasgam-te o ar.
Prendem-te, esmagam-te,
o coração falha, o corpo vacila.
Não soltam.
Não querem soltar.
[hug] é um estudo coreográfico para vinte corpos sobre o pós-alguma-coisa. É sobretudo um encontro depois de um apagão. Num tempo que parece vir depois do colapso, mas que não é futuro, nem passado. Como se o tempo fosse linear — que não é.
No centro, corpos humanos e mais que humanos, como campo de ruína e reconstrução. Corpos como fronteira política, como lugar de resistência, como ato de afeto. Cada gesto é um resíduo, um embate, um eco do que ficou ou do que nunca chegou a ser.
[hug] propõe o abraço como força e fissura. Um abraço que sustenta e sufoca, que insiste até à falência, que não solta. Um abraço que é também campo de batalha simbólico onde se inscrevem relações de poder, desejo de pertença e possibilidade de transformação.
Cada corpo traz a sua urgência, e o movimento prolonga-se até à exaustão, criando suspensões, camadas de atenção, pequenas mortes. Trabalhamos na dobra entre o íntimo e o político, entre o concreto e o abstrato, entre o visível e o intuído.
[hug] não procura ser novo. Procura escavar. Apontar para o que é invisível de tão presente.
É uma coreografia crua, feita de camadas que se desfazem, com tempo e silêncio, com ambiguidade e respiração. Um trabalho que recusa o espetáculo, um gesto persistente, um corpo que não solta.
Cristina Planas Leitão apresenta uma criação concebida especialmente para o Serralves em Festa, a convite da Instável – Centro Coreográfico. A proposta parte da sua linguagem coreográfica singular e será desenvolvida em diálogo com o espaço, o tempo e a energia do evento. A interpretação estará a cargo dos alunos do FAÍCC.
Cristina Planas Leitão é curadora de artes performativas, dramaturga e coreógrafa, sediada em Portugal. A sua prática curatorial integrada foca-se no desenvolvimento de formatos criativos sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado no âmbito das artes performativas, com crescente interesse em práticas experimentais politicamente e socialmente engajadas. Cristina interessa-se pelas intersecções entre práticas curatoriais, organizacionais, de investigação e educativas. Em 2025, cofundou a SUPERNOVÆ com Natalia Álvarez Simó (ES) — uma plataforma de consultoria e curadoria. A partir de abril de 2025, assume a direcção artística da Materiais Diversos e do seu festival. Desde 2024 integra também a equipa artística do novo Something Great Arts Centre (DE), colaborando com Rui Silveira, River Lin e Ash Bulayev na definição do seu quadro curatorial. Adicionalmente, coordena o Módulo de Investigação Artística no ArtEZ – Bachelor in Arts / Dance Artist.
Entre 2018 e 2024 foi programadora e depois diretora artística do Teatro Municipal do Porto, do DDD – Festival Dias da Dança e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva, onde deixou um legado transformador. O seu impacto vai além da curadoria: é dramaturga da nova criação de Marco da Silva Ferreira, Fcking Future*, com estreia prevista na Biennale de la Danse de Lyon em 2025; integrou o júri da Plataforma Portuguesa das Artes Performativas (2023 e 2025) e das Bolsas La Caixa / Espaço do Tempo (2023 e 2024); e foi nomeadora para o SEDA – Salaviza European Dance Award da Fundação Calouste Gulbenkian.
Enquanto coreógrafa, Cristina vê o seu trabalho como ato de resistência e de afeto, explorando temas associados a movimentos sociais e políticos e a sua relação com o corpo performativo na intimidade do teatro. A sua obra foi apresentada na série Portugal que Dança (RTP2, Ep. 02) e o seu mais recente solo, [O SISTEMA], estreou em 2023 e continua em digressão durante 2025. Desde 2010, Cristina ensina internacionalmente as técnicas Flying Low e Passing Through de David Zambrano, com abordagem somática e não convencional, ministrando workshops que reflectem a sua prática artística. Leciona ainda em Expanded Contemporary Dance na Amsterdam Hogeschool voor de Kunsten (NL) e em várias outras universidades e companhias.
M6 – 30-40 min
31 mai e 1 jun / Fundação de Serralves
Direção Artística e Coreografia: Cristina Planas Leitão
Assistência Coreográfica e Co-criação: Daniela Cruz
Interpretação e Co-criação: Rita Martins Ferreira, Cali Ramos Osuna, Carolina Maia Soares, Clara Escudero, Cristiana Ferreira, Daria Yeremenko, Janne Schröder, Juliette de Raymond, Lola Kabina, Louis Martin, Mafalda da Silva Cardoso, Mariana Coelho Fernandes, Mathilde Granier, Nataly Bellomia, Nuno Pinto, Olga Maria Xenaki, Patrícia Alexandra Santos Bandarrinha, Pedro Oliveira, Sabrina Baranda, Sara Beira.