© Miha Fras / “WITHIN”, de Milan Tomášik
“Where attention goes, energy flows.” Estar presente, no momento, e ser capaz de executar qualquer ação de forma completa, apaixonada e com facilidade.
É a partir destes princípios que Milan Tomasik pretende despertar o corpo e a mente dos participantes, criar harmonia com o tempo e o espaço, e estabelecer uma ligação entre o indivíduo e o ambiente. Através de jogos físicos, postos em prática numa atmosfera que respeita as diferenças e que estimula a individualidade, cria-se o potencial para que até o mais sofisticado dos movimentos pareça fácil de executar.
Numa abordagem holística para a dança, o formador propõe que os movimentos, sejam eles improvisados ou deliberados, estão entrelaçados. Partindo do ritmo e da musicalidade, as principais áreas de especialidade de Milan Tomasik, o objetivo é vivenciar o corpo na sua totalidade, guiando-o numa exploração de diversas qualidades de movimento e investigando a conexão entre emoção e movimento.
Milan Tomášik
Coreógrafo, performer, diretor artístico e professor que trabalha internacionalmente na área de dança e artes cénicas. A sua formação inclui o Conservatório J. L. Bellu (SK), a Academy of Performing Arts, Bratislava (SK), P.A.R.T.S (BE) e Alma Mater Europaea (SLO). Milan atua profissionalmente há vinte anos, colaborando com artistas de toda a Europa. É co-fundador do coletivo de dança Les SlovaKs, com quem criou e interpretou obras aclamadas pela crítica internacionalmente. A sua experiência coreográfica inclui trabalhos comissionados para companhias, teatros e escolas, produções a solo e uma trilogia para sua própria companhia, Milan Tomášik & Co. Milan foi um artista associado do Scenario Pubblico em Catania (IT) e curador artístico de Out of the Toolbox festival de workshops em Gent, (BE). Milan é regularmente convidado como professor convidado em todo o mundo com os seus workshops de assinatura Happy Feet e Playful Presence e Poetic Body. Recebeu o prêmio Dance Web Scholarship no Festival ImpulsTanz (AT), recebeu o Prêmio da Cidade Prievidza (SK) e recebeu um prêmio pela performance solo Off-beat no festival internacional Cortoindanza em Cagliari, Sardenha (IT).