© Joana Rodrigues / FBAUP, Peça das Calças Douradas

Percursos pela Arquitetura

Os espaços urbanos, com as suas malhas urbanísticas e linhas arquitetónicas, inscrevem-se num universo simbólico/cultural e transportam consigo um legado histórico do passado, que deve ser questionado à luz do presente, para se projetar adequadamente no futuro.

Percursos pela Arquitetura é um projeto da autoria de Ana Figueira, no qual se criam pequenas peças de dança a partir da contaminação entre o Espaço edificado e o Corpo que nele se insere. Um site-specific que pretende dialogar com os espaços urbanos através da criação coreográfica e da exploração de contextos não formais para a Dança. Aqui, tanto os coreógrafos como o público encontram a possibilidade de descobrir e estabelecer novas relações com o espaço habitado.

Desde 1999, o projeto tem sido desenvolvido em diversos contextos e espaços. Mais recentemente, tem sido apresentado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Open House – Casa da Arquitectura, Festival Lá Fora (Évora), Ilustração à Vista (Ílhavo), Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha) e no Museu Municipal de Faro.

108_ © Joana Rodrigues