© Joana Rodrigues

LAB

O Laboratório de Criação Coreográfica é um projeto que pretende incentivar o desenvolvimento de projetos na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
Dirigido a jovens criadores, o LAB define-se como um espaço de pesquisa e processo continuado. As sessões, com uma regularidade mensal, permitem que os participantes sejam acompanhados por um coreógrafo ou formador, em formato de “coaching”, partilha de metodologia e pensamento artístico, num formato aberto e transversal.

O projeto pretende desenvolver a criação individual de cada participante num sistema de constante reflexão e discussão, num ambiente formativo de feedback construtivo e orientado para o desenvolvimento colaborativo do trabalho. Para além de cruzar criadores em diferentes níveis/momentos do seu percurso artístico, o LAB poderá, em algumas situações, possibilitar a apresentação pública das peças criadas.

108_ © Joana Rodrigues

LAB PORTO’22

Esta edição, terá início no primeiro trimestre do ano 2022 e irá acontecer no espaço da Instável – contamos que mantenha as características e objetivos da edição anterior, com 7 sessões de grupo e 1 sessão de coaching dirigida para cada projeto. Ao contrário da Edição LAB Aveiro, o LAB Porto não inclui à apresentação público dos projetos a serem desenvolvidos.

LAB AVEIRO’22

Depois de uma 1ª edição que culminou em julho 2021 com a apresentação de 7 obras no Teatro Aveirense, o Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro regressou em novembro de 2012, com continuidade até abril de 2022, para continuar a desenvolver projetos de criadores emergentes na área da dança contemporânea.

Esta presente edição do Lab Aveiro, conta com a participação de 6 jovens criadores emergentes, sediados no norte do país. O trabalho desenvolvido pelos participantes, será apresentado no Teatro Aveirense, no dia 21 de abril de 2022. Dois criadores desta edição serão selecionados por um júri de 3 elementos (um elemento da Instável, um do Teatro Aveirense e um convidado externo) para poderem ser integradas futuramente no ciclo de apresentação “Palcos Instáveis -Segunda Casa” no Teatro Aveirense.

Alguns dos formadores convidados para a 2ªedição do Lab Aveiro, são: Ana Isabel Castro, Ana Figueira, Catarina Campos, Cristina Planas Leitão, Daniela Cruz, Joclécio Azevedo e Mafalda Deville.

Ainda no ano de 2022, serão abertas inscrições para a 3ª edição deste promissor programa. Esta edição manterá as características e objetivos da edição anterior, com 9 sessões de grupo, e 2 sessões de coaching dirigidas para cada projeto

Palcos Instáveis Aveiro 2020

Como culminar das apresentação públicas da 1ª edição do LAB Aveiro, foram integradas no ciclo de apresentação “Palcos Instáveis – Segunda Casa”, duas peças, de Pedro Rocha e Teresa da Silva, que irão estrear no Teatro Aveirense no dia 14 de abril de 2022.

O LAB alimenta assim o ciclo Palcos Instáveis- 2a Casa que sendo um projeto eminentemente de circulação, aqui incorpora os objetivos dos Palcos Instáveis/1as Obras ao promover e incentivar o trabalho de jovens coreógrafos locais, mantendo assim a ligação entre os três projetos – LAB e Palcos Instáveis e Palcos Instáveis 2a Casa.