© Joana Rodrigues / FAÍCC e FOCAR 2021: “Percursos pela Arquitetura”, criação e interpretação de Gisela Ferreira, Francisco Oliveira e Matilde Tarrinha

LAB

O Laboratório de Criação Coreográfica é um projeto que pretende incentivar o desenvolvimento de projetos na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
Dirigido a jovens criadores, o LAB define-se como um espaço de pesquisa e processo continuado. As sessões, com uma regularidade mensal, permitem que os participantes sejam acompanhados por um coreógrafo ou formador, em formato de “coaching”, partilha de metodologia e pensamento artístico, num formato aberto e transversal.

O projeto pretende desenvolver a criação individual de cada participante num sistema de constante reflexão e discussão, num ambiente formativo de feedback construtivo e orientado para o desenvolvimento colaborativo do trabalho. Para além de cruzar criadores em diferentes níveis/momentos do seu percurso artístico, o LAB poderá, em algumas situações, possibilitar a apresentação pública das peças criadas.

© Joana Rodrigues / FAÍCC e FOCAR 2021: “Percursos pela Arquitetura”, criação e interpretação de Francisco Oliveira, Gisela Ferreira e Matilde Tarrinha FAUP
© Joana Rodrigues / FAÍCC e FOCAR 2021: “Percursos pela Arquitetura”, criação e interpretação de Francisco Oliveira, Gisela Ferreira e Matilde Tarrinha FAUP

LAB AVEIRO

A segunda edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro culminou em abril de 2022 com a apresentação das criações desenvolvidas pelos participantes no projeto. “Caem calhaus do céu”, de João Oliveira, foi a peça selecionada pelo júri para futuramente integrar o ciclo de apresentação Palcos Instáveis Segunda Casa, no Teatro Aveirense.

Nesta edição, alguns dos formadores convidados foram Ana Isabel Castro, Ana Figueira, Catarina Campos, Cristina Planas Leitão, Daniela Cruz, Joclécio Azevedo e Mafalda Deville.

Em 2022/2023 começa um novo ciclo. A terceira edição do LAB Aveiro regressa ao Teatro Aveirense para continuar a desenvolver projetos de criadores emergentes na área da dança contemporânea. As caraterísticas da iniciativa são as mesmas – 9 sessões de grupos e 2 sessões de coaching dirigidas a cada projeto. Em breve será divulgada mais informação.

LAB VILA REAL

A primeira edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Vila Real tem início em setembro de 2023, no Teatro Municipal de Vila Real. O projeto da Instável – Centro Coreográfico destina-se a profissionais e estudantes de dança e tem como objetivos incentivar a criação coreográfica, promover uma plataforma adequada para o desenvolvimento de criadores emergentes da região e o encontro artístico entre criadores, e incentivar a criação de pensamento e reflexão sobre a própria criação. Mais informação sobre o projeto e a abertura de inscrições será divulgada brevemente.