© Miguel Ângelo Afonso / FAÍCC 2019

Bolsa Mórula
Programa de Incentivo à Criação
Call for entries

A Bolsa Mórula é um programa de apoio da Instável – Centro Coreográfico que promove a pesquisa, experimentação e criação na área da dança contemporânea. Destina-se a criadores emergentes, naturais ou residentes na região Norte, com projeto de dança em fase de desenvolvimento.

Nesta call for entries pretendemos selecionar um projeto, que irá beneficiar de um conjunto de oportunidades descritas abaixo.

O programa pretende servir de estímulo ao tecido artístico local, apoiando e impulsionando criadores de diversos níveis na criação coreográfica e maturação das suas ideias e intenções, mesmo antes de terem acordo de apresentação e/ou coprodução.

A Bolsa Mórula carateriza-se pelo acompanhamento artístico e apoio à pesquisa que incentiva. Isto é, o mentor não é imposto, mas antes uma escolha do criador entre os seus contactos ou outras áreas artísticas ou científicas, complementares ou não. A ação da Instável passa por promover que tal aconteça: encorajando a partilha, mantendo a abertura e a distância necessárias à criação, e incentivando os criadores na seleção de um mentor.

 

Bolsa

O projeto selecionado irá beneficiar de um conjunto de oportunidades:

– mentoria artística individualizada a selecionar a partir da bolsa de mentores propostos pela Instável (o projeto terá 8 sessões de mentoria), no equivalente a 240€, a pagar ao mentor;

– bolsa de apoio à criação no valor de 1000€, contra-recibo;

– apoio à produção, comunicação e venda do projeto, em articulação com outros projetos da Instável, nomeadamente, através da participação no programa Pulso – Apoio e Mentoria para Coreógrafos;

– acesso a estúdio nas instalações da Instável, para pesquisa, criação e trabalho, de acordo com a disponibilidade do espaço.

 

Mediante a atribuição da bolsa, o projeto selecionado deve mencionar o apoio da Instável em todos os materiais de divulgação.

Envio de candidaturas até 15 de julho

 

 

Comunicação dos resultados até 30 de julho

 

Período para realização da residência artística para cada o projeto selecionado:
15 dias a definir, entre 2 e 22 de dezembro de 2024, de acordo com a disponibilidade do espaço

 

Esta bolsa é acumulável com outros projetos de apoio e incentivo da Instável, com a exceção dos Palcos Instáveis. No entanto, os criadores podem candidatar-se à Open Call do ciclo Palcos Instáveis, desde que se trate de outra criação.